O Validador RCAAP permite a associação de determinados perfis de validação para certas plataformas, indo ao encontro das especificidades de cada uma. Deste modo, são consideradas as seguintes plataformas: DSpace, OJS, Eprints, ou qualquer outra com um interface OAI-PMH genérico.
Para cada recurso é possível validar apenas um determinado set. Desta forma pode validar uma comunidade ou coleção do repositório com base num determinado perfil de validação como por exemplo as teses e dissertações. No caso do Open Journal System, é possível validar uma determinada secção da revista.
Cada perfil de validação tem um conjunto de características e deve ser usado para a respetiva finalidade. Os perfis podem variar conforme o tipo de plataforma escolhida quando inicia o processo de validação.
Este perfil permite validar o recurso de acordo com as diretrizes DRIVER. Orientadas para a interoperabilidade de repositórios, podem também ser usadas para tornar as revistas compatíveis e mais uniformes com os repositórios. Este perfil deve ser usado para a integração dos recursos no Portal RCAAP.
O perfil OpenAIRE filtra todos os registos do seu recurso e devolve-lhe uma lista com identificação de publicações financiadas pela Comissão Europeia, quer no âmbito do 7º PQ, quer do programa Horizonte 2020. Esclarece-se que as orientações OpenAIRE estabelecem a agregação no respetivo Portal de todos os conteúdos Open Access do repositório mais os conteúdos com financiamento, no entanto este perfil serve especificamente para identificar publicações com financiamento da CE. Mais informações em http://www.openaire.eu.
O perfil FCT devolve uma lista de publicações referenciadas no recurso que tenham associado financiamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). A listagem está depois organizada pelo identificador de projeto. Consulte mais informações sobre a monitorização da política da FCT no website RCAAP.
Este perfil identifica as teses e dissertações com base na informação do tipo de documento e valida um conjunto de outros aspetos relacionados com o depósito legal. Ver mais informação no website do projeto RCAAP.
Este perfil valida o conteúdo do recurso de acordo com as condições de agregação do portal RCAAP, disponíveis no website do projeto RCAAP.
Com este perfil, para efeitos de curadoria da informação, é possível listar todos os ficheiros que possuem um tipo de acesso designado de Acesso Embargado.
O perfil Incoerências de Embargo permite listar os documentos em Acesso Embargado que se encontram sem data de embargo, num formato válido ou com uma data de embargo que já terminou e cujas permissões do registo é necessário alterar.
Valida o conjunto de ficheiros associados a um recurso. Serve para identificar e caracterizar o recurso para efeitos de preservação digital, para já apenas disponível para repositórios DSpace.